Governador Valdares - 6º BBM orienta sobre cuidados com animais peçonhentos

As ocorrências envolvendo a captura de animais peçonhentos têm sido cada vez mais comuns na rotina dos Batalhões, principalmente nesta época do ano, de altas temperaturas. Porém, em muitos casos, a população não aciona o socorro especializado, provocando acidentes que podem resultar em ferimentos e até na morte da pessoa e do animal.

Na tentativa de esclarecer a população sobre os cuidados e a maneira correta de lidar com a situação, o 6° Batalhão de Bombeiros, em Governador Valadares, no Leste mineiro, participou de um programa de rádio em uma emissora local para dar dicas e alertar quanto ao risco da captura sem equipamento próprio e sem treinamento. Na última semana, um homem entregou uma cobra na sede do Batalhão, após capturá-la em uma chácara. O animal tinha mais de um metro e estava acondicionado em um recipiente não adequado e foi solto pelos bombeiros em uma área de preservação, no Ibituruna. Felizmente, nem o homem e nem o animal se feriram.

De acordo com a guarnição, a estação mais quente do ano é a preferida pelas cobras, aranhas e escorpiões e perfeita para que as serpentes tenham seus filhotes. Neste período, os répteis procuram locais pequenos e escuros para se esconder, e é nesta hora que as residências próximas a entulhos ou vegetação tornam-se o refúgio, aumentando o risco. Uma das medidas de prevenção ao ataque desses animais é manter os locais limpos.

Em caso de aparecimento de animais como cobras, escorpiões e outros, a atitude correta é acionar o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. Os militares recebem treinamento especializado para lidar com este tipo de atendimento, realizando a captura sem riscos para as pessoas que estiverem no local e preservando a integridade do animal.

Os Bombeiros atendem diversas ocorrências de captura de animais peçonhentos