Minas online

 

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Emergência ligue: 193

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Pagina inicial

Oficiais participam de palestra sobre valorização institucional com especialista

Em meio a uma pandemia de proporções inimagináveis, que nos impõe um distanciamento social desafiante para as atividades e organizações, o despertamento para uma autoanálise pessoal e o aprimoramento do profissional se revelam fundamentais para o enfrentamento das crises que se apresentam.

Nesse contexto, os conceitos de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade saem da teoria para a prática. Dentre as inúmeras transformações que a pandemia tem proporcionado, uma das mais intensas é a do componente ‘liderança’, abrangendo perfil, competências, habilidades e atitudes que essa crise nos exige.

É neste cenário de lacuna, identificada no Plano de Comando 3ª edição do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que o Eixo Suporte 04 trabalhou, no Programa de Valorização Institucional, um projeto para o "Fortalecimento de Lideranças".

Esse projeto tem foco no desenvolvimento de estratégias que valorizem o público interno, utilizando ferramentas e métodos que reforcem o autoconhecimento frente aos valores e missão institucional, além de investir na valorização profissional e no sentimento de pertencimento à Corporação.

No intuito de aprofundar a discussão de reinvenção da liderança bombeiro-militar, realizou-se um treinamento online para os oficiais superiores, nos meses de junho e julho, com a participação de cerca de 100 oficiais, em 05 encontros de aproximadamente 90 minutos.

O trabalho foi realizado em parceria com a instrutora Ana Cantarelli, que através do Instituto Kage, atua no desenvolvimento e capacitação de pessoas e na facilitação da aprendizagem no ambiente organizacional. Em mais de 20 anos de experiência na área de gestão de pessoas, a profissional trabalhou com clientes em diversos segmentos do mercado e tem atendido a várias organizações com cursos de capacitação voltados para aprimoramento de líderes e gestores, para a melhoria do trabalho em equipe e aperfeiçoamento de competências técnicas e comportamentais dos integrantes que a compõem.

Os encontros tiveram foco no autodesenvolvimento com técnicas atuais e relevantes para as pessoas e para a Corporação, ao provocar a reflexão sobre a importância de usar as habilidades para melhor liderar, trazendo benefícios para Instituição e para a sociedade mineira, que contará com militares mais preparados para nobre missão de salvar vidas.




 
Comando-Geral: Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - 5º andar - Prédio Minas, Bairro: Serra Verde - Belo Horizonte- MG - CEP: 31630-900
Alerta