6º COB realiza capacitação técnica de condutores de viaturas

Na busca pela valorização do bombeiro militar e focados também na qualificação constante, mesmo em tempos de pandemia, o 6º Comando Operacional de Bombeiros (6ºCOB) realizou no mês passado, a capacitação técnica dos militares condutores de viaturas.

Considerando a importância da condução técnica de viaturas nas diversas atividades do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), foi realizado uma reciclagem para os condutores de viaturas, tendo a participação de vários bombeiros de cidades do Sul e Sudoeste mineiro, num total de 245.

Devido às restrições provocadas pela Covid-19, foi necessário adotar novos métodos de instrução e por isso, o curso foi realizado com o auxílio técnico da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que nos forneceu o suporte para que todas as aulas fossem na modalidade Ensino à Distância - EAD.

Foram treinados, nesse primeiro semestre, 50% dos motoristas de todas as unidades do 6ºCOB, com previsão de que a outra metade também seja treinada no segundo semestre.

O curso foi ministrado para o todo o efetivo, porém divido em três turmas, com carga horária de 30 h/aula. Dentre os assuntos abordados, ressaltamos:

- condução econômica; - condução defensiva;

- manutenção básica; - manutenção de primeiro escalão, com cuidados iniciais e finais no recebimento e passagem da viatura;

- atualização das regras de circulação, além das normas internas do CBMMG.

A viatura é uma ferramenta importante para a execução da nossa função, mas o seu condutor, nosso bombeiro militar é parte essencial da ação. Manter sua integridade física, sua qualificação e preparação para o desempenho das funções é uma necessidade e uma prioridade do Comando.