CBMMG atua na segurança biológica e na Prevenção Contra Incêndio e Pânico do Hospital de Campanha

A disseminação da Covid-19 no estado de Minas Gerais e no mundo tem gerado uma série de ações com o objetivo de combater e controlar sua propagação. No dia 18 de março de 2020, as primeiras medidas de isolamento social começaram a ser adotadas no Estado.Dessa necessidade, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) oficializou a criação do Batalhão Extraordinário - Emergência em Saúde Pública, em 19 de março de 2020, tendo como uma de suas atribuições assessorar o Comando nas ações necessárias à plena manutenção das atividades operacionais, de modo a continuar servindo à sociedade mineira.

Com a evolução da gravidade da pandemia da doença infecciosa viral respiratória, foi estabelecida comissão responsável pelo planejamento e instalação de hospitais de campanha em Minas Gerais, constituindo-se em política pública de emergência adotada pelo governo do estado, com esforço conjunto de múltiplas agências.

Nesse contexto, o CBMMG vem atuando na estruturação do Hospital de Campanha (HC), no Expominas, em Belo Horizonte, desde 31 de março, dentre a disponibilização de Unidade de Resgate de acompanhamentos das atividades ali desenvolvidas a treinamentos da tropa, bem como demais suportes técnicos e logísticos.

Os recentes picos de casos novos confirmados da doença corroboraram para que o governador, Romeu Zema, determinasse a abertura do referido HC, em Belo Horizonte, na última segunda-feira (13). Disso, a Corporação, por meio do Batalhão Extraordinário - Emergência em Saúde Pública, se prontificou a assumir suas atribuições. Na última sexta-feira (10), no local, a tropa atuante pôde realizar reconhecimento às instalações montadas.

Assim, dentre as atribuições a serem desenvolvidas pelo CBMMG junto ao Hospital de Campanha, destaca-se a Prevenção Contra Incêndio e Pânico (PCIP), mediante equipe de Brigada Militar, formada e preparada para atuação imediata em caso de necessidade, e a segurança biológica por meio da prevenção de contaminação, auxiliando e orientando a paramentação e desparamentação.

Quanto à Prevenção Contra Incêndio e Pânico, estão sendo disponibilizados 6 bombeiros militares em equipes ininterruptas de revezamento, até a segura desmobilização das atividades.

Em relação à paramentação e desparamentação, esta está sendo promovida com suporte do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), Unidade Operacional do CBMMG especializada, mais especificamente com suporte do Pelotão de Operações Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nuclear (PQBRN). Esses militares, serão mantidos em condição de pronta resposta e atendimento diuturnamente, em equipes de 4 ou 6 bombeiros.

Ambas as atividades sob coordenação do Batalhão Extraordinário - Emergência em Saúde Pública, conforme designação do comando da corporação. Como forma de garantir a adoção das condutas relativas à PCIP, no dia da abertura do Hospital de Campanha (13), os diversos profissionais que nele atuarão receberam instruções referentes às medidas de segurança, às rotas de fuga e aos meios preventivos à situação de pânico.

Com isso, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais renova seu compromisso junto à sociedade mineira, por meio da prevenção contra incêndio e pânico e na segurança biológica do Hospital de Campanha.

Fotos: Luidgi Carvalho

Fotos: CBMMG