Bombeiros espalham solidariedade em Belo Horizonte em meio a pandemia

Em uma grande ação solidária, alunos do Curso de Primeiros Socorros e militares do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ºBBM) entregaram na manhã do último sábado (18), cinco toneladas de alimentos para crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, na Fundação Sara.

O evento já faz parte de uma tradição solidária do curso que tem fomentado boas ações durante a pandemia. Já parou pra pensar no quanto a vida das pessoas tem sido afetada durante a pandemia? Distanciamento social, desemprego, solidão, ansiedade e tantos outros males provocados pela Covid-19.

Agora pense como está sendo bem mais difícil passar por todas essas dificuldades impostas pelo coronavírus, tendo ainda que lidar com uma outra doença: o câncer. Assim tem sido a rotina de muitas crianças e adolescentes que realizam tratamento oncológico em Belo Horizonte e precisam de um lugar de repouso, uma alimentação saudável e um pouco de carinho.

Sensíveis a tão nobre causa, alunos da turma 277 do curso de Primeiros Socorros do 3ºBBM, se reuniram para fazer o bem para dezenas de crianças e adolescentes da Fundação Sara. Junto com os militares da unidade e o professor, Sargento Robson de Paula, os alunos conseguiram arrecadar cinco toneladas de alimentos que foram entregues no sábado (18), na Cidade Jardim, onde fica instalada a casa de apoio.

Para o Sargento De Paula, “em tempos de pandemia, onde prevalece o distanciamento, nada melhor que uma ação social como essa para aguçar o sentimento de salvar uma vida. Quando se faz uma ação dessa, também estamos salvando vidas ou simplesmente colaborando para melhorá-las. Atitudes como essa da arrecadação beneficiará muita gente.”, relatou o militar.

O 3º BBM, conhecido também como Guardião da Pampulha, tem demonstrado um compromisso com a comunidade que vai além do dever diário de salvar vidas. As boas ações estimuladas pelos militares e alunos do curso, tem inspirado muitas pessoas a fazerem o mesmo, criando assim uma rede do bem que espalha o vírus da solidariedade.

Fundação Sara

A Fundação Sara tem como missão ‘‘Prestar assistência social às crianças e adolescentes com câncer e ser agente de promoção de conhecimentos e de melhorias do tratamento oncológico. A entidade é mantida por associados, que contribuem mensalmente, parceiros empresariais, doadores e voluntários.

Cusro de Primeiros Socorros

O curso de primeiros socorros existe desde 2006 no 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM), sediado em Belo Horizonte, oferecendo à comunidade uma  capacitação que já formou, 277 turmas e quase 8 mil alunos, ajudando boa parte deles a ingressarem no mercado de trabalho.

Devido a pandemia, as aulas presencias foram suspensas e a modalidade de Ensino à Distância (EAD) ganhou ainda mais adeptos. Agora, o projeto do Corpo de Bombeiros, incentivado pelo Comando do 3º BBM, está formando alunos de diversas instituições (Polícia Militar, Guarda Civil, Forças Armadas, Polícia Civil), entre outros. Pessoas de várias cidades de Minas, de outros estados e até da Inglaterra, estão aprendendo sobre primeiros socorros.