Minas online

 

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Emergência ligue: 193

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Pagina inicial

Atuação integrada entre o CBMMG e outras instituições garantem o sucesso do combate a incêndio na Serra Fina

O sucesso da operação de combate a incêndio na Serra Fina no município de Itamonte/MG, que compõe o complexo da Serra da Mantiqueira, e que perdurou entre os dias 17 e 23 de julho de 2020, só foi possível mediante a união de esforços de diferentes atores, públicos e privados, que se mobilizaram para a extinção do incêndio e para a mitigação dos danos ambientais.

Desde o início da operação o comando unificado na frente mineira, juntamente com guias voluntários e a comunidade local, estabeleceu ações conjuntas a fim de permitir que o combate se desse com maior eficiência e rapidez possível.

As equipes em campo, compostas por brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Bombeiros Militares e Guias voluntários, em meio ao calor das chamas e o frio congelante do pernoite no acampamento no alto da serra, atuaram de forma integrada e nos dois primeiros dias já garantiram significativa diminuição dos focos.

Os dias restantes foram dedicados à eliminação de pequenos focos remanescentes e ações de rescaldo e monitoramento até a decretação de sua extinção. O apoio das aeronaves e respectivas equipes do Exército (2º BAvEx), Marinha (2º Esquadrão de Emprego Geral) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF- Força Tarefa Previncêndio) foram fundamentais para que as equipes em campo obtivessem sucesso no combate ao incêndio.

Ao todo foram empenhados 54 bombeiros militares de Minas Gerais, sendo 10 do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (BEMAD) e 44 das Unidades do 6ºComando Operacional de Bombeiros (6°COB), 40 integrantes do ICMBio, 8 militares da Marinha, 9 militares do Exército Brasileiro, 7 policiais militares de Minas Gerais e mais de 90 pessoas da comunidade que auxiliaram em diferentes ações.

Assim, a importância do trabalho em conjunto se destaca na missão de defesa do Meio Ambiente, sendo essencial para mitigar os danos do que poderia ser uma tragédia ambiental ainda maior.

 

 

 

 
Comando-Geral: Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - 5º andar - Prédio Minas, Bairro: Serra Verde - Belo Horizonte- MG - CEP: 31630-900
Alerta