Bombeiros da 6ª Cia Ind recebem orientação do NAIS sobre a Covid-19

Na semana passada, o 2º Pelotão em Pirapora, da 1ª Cia/ 6ª Companhia Independente, recebeu a visita técnica da equipe do Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS) da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), para orientação quanto a uma série de fatores relacionados a pandemia da Covid-19.

A visita foi coordenada pela Capitão do Quadro de Oficiais da Saúde (QOS), Lilian Alana Barbosa Camargos, do Corpo de Bombeiros, e pelo 2ª Tenente QOS Patrick Davidson Pereira Leite, da Polícia Militar.

A Covid-19 é causada pelo coronavírus, SARS-Cov-2, que apresenta quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. As formas de diagnóstico mais comuns são o clínico, laboratorial e o teste rápido.

O teste rápido deve ser usado como uma ferramenta para auxílio no diagnostico da doença por infecção por coronavírus (Covid-19). São testes qualitativos para triagem e auxilio diagnóstico. Os resultados negativos não excluem a infecção e resultados positivos não podem ser usados como evidência absoluta.

O resultado do teste rápido deve ser interpretado por um médico com auxílio dos dados clínicos e outros exames laboratoriais confirmatórios. Segundo a ordem de serviço 01/2020 NAIS/11ª RPM, o Chefe do Estado-Maior da 11ª RPM afirma que o uso indiscriminado dos testes rápidos e sorológicos para detecção da doença tem revelado um elevado número de casos positivos em pacientes assintomáticos, e que, a princípio, não deveriam ser testados e nessa situação, além de causar um problema institucional pelo afastamento de um grande número de militares de suas atividades, gera também comoção e preocupação de toda a tropa sem uma real justificativa.

Dessa forma, a Capitã Lilian discorreu no foco clínico e preventivo com protocolos no serviço, ocorrências e no lar após o serviço. Já o 2º Ten Patrick mostrou a importância dos cuidados com nossa mente em período de pandemia. Ao todo 12 militares bombeiros militares de Pirapora participaram da orientação. A visita confirmou os bons trabalhos e protocolos já desenvolvidos no 2º Pel/1ª Cia/6ª Cia Ind, tanto na prevenção, quanto nas ocorrências e procedimentos dos militares.

O encontro foi salutar e contribuiu com o aprimoramento dos conhecimentos, confirmou os protocolos já exercidos, agregou conhecimentos médicos e psicológicos que, para além de ajudar na manutenção dos protocolos, coopera na relação com público externo. Portanto, a oportunidade compartilhou conhecimentos e medidas de proteção contra a Covid-19.