6º Pelotão de Resplendor realiza treinamento de desinfecção de áreas de grande circulação

Na última quinta-feira (6), o 6º Pelotão do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6ºBBM), com apoio da Secretaria de Saúde de Resplendor, realizou o 3º treinamento de desinfecção de áreas de grande circulação no município. O curso foi ministrado para servidores da saúde da cidade que atuam diretamente no combate à Covid-19.

A priori, sob essa ótica, é necessário levar em consideração que a capacitação técnica de desinfecção faz parte das medidas preventivas de controle à pandemia da Covid-19, as quais foram implementadas pelo Governo do Estado, juntamente com a prefeitura municipal. Nesse sentido, diante dessa necessidade, os militares Sgt Michel da Silva Viana e Sgt Alcides Henrique Negreiros Soares - treinados pelo Pelotão de Emergências Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (PQBRN) do CBMMG - foram os responsáveis pela condução da parte teórica e prática do treinamento.

Nessa instrução, foram ministrados procedimentos de paramentação e desparamentação com Equipamento de Proteção Individual (EPI) para Covid-19, de modo que foi ressaltado os cuidados durante essa etapa, bem como o descarte correto dos EPI’s e resíduos gerados na desinfecção; como também aprenderam sobre o risco oferecido pelo novo Coronavírus, suas formas de transmissão e o tempo estimado de permanência em diferentes superfícies.

Além disso, foram instruídos sobre limpeza/descontaminação em veículos de emergência (ambulância), uma vez que os profissionais foram orientados quanto às soluções disponíveis para a sanitização de ambientes, os riscos na utilização dos produtos; a forma adequada dessa assepsia; o padrão utilizado no CBMMG para limpeza; e o processo de descontaminação dos veículos de emergência.

Com isso, o treinamento permitirá que os profissionais tenham uma visão geral sobre o risco de contaminação, além de promover a conscientização da importância do procedimento de desinfecção das áreas públicas de grande circulação de pessoas, a fim de impedir a disseminação do vírus.

A expectativa, portanto, é que os participantes tenham conhecimento suficiente para trabalhar com segurança e também conseguir orientar os demais servidores que atuam na linha de frente do combate a essa pandemia que assola o mundo.