Brigada municipal de Itabirito passa a ser coordenada pelo CBMMG

Corpo de Bombeiros Minas Gerais

Nesta manhã (13), a Prefeitura de Itabirito e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) firmaram oficialmente o convênio para coordenação da brigada municipal por parte do CBMMG. A cerimônia  foi realizada em cumprimento ao acordo assinado pelo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Edgard Estevo da Silva e pelo prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, no dia 17 de julho.

A nova coordenação da brigada, que já existia na cidade, irá padronizar as ações a serem desenvolvidas por voluntários, profissionais e instituições civis em atividades de prevenção e combate a incêndio, previstas na Portaria nº 49/2020 e Lei 22.839/2018.

Estiveram presentes na solenidade, o Comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM),Tenente-Coronel Winderson Alain Moura; o coordenador geral da brigada, Tenente Rafael José Braga Fortes; o prefeito, Orlando Caldeira; o vice-prefeito Elio da Mata; o secretário municipal de segurança e trânsito, Carlos Henrique França Rodrigues; o diretor da brigada municipal, Rubens Cleber.

Para o comandante do 1º BBM, “apesar do evento singelo, em função da pandemia, o ato é histórico, pois a brigada que já existe há 20 anos e atua de forma eficiente e perene, agora passará por uma intensificação na integração e na normatização das atividades. Portanto, a atuação do CBMMG neste contexto de coordenação, será de valorizar o serviço que já vem sendo prestado nesse tempo. A iniciativa prevê também o nivelamento e atualização de procedimentos e protocolos operacionais”, pontuou o Tenente-Coronel Winderson.

A criação das brigadas municipais segue o Plano de Comando do Corpo de Bombeiros, que alinhado com a gestão estratégica do governo do estado, torna possível que esse tipo de ações integradas promova a ampliação de interfaces da segurança pública especialmente em pequenos municípios. A inciativa já possui excelentes resultados concretos.

A implementação da primeira brigada municipal no estado foi finalizada através de convênio na cidade de Astolfo Dutra, em 29 de maio deste ano. Essa articulação apresentou-se como efetiva solução para pequenos municípios em que a atual legislação não prevê instalação de unidade do Corpo de Bombeiros, devido ao fato de a população ser inferior a 30 mil habitantes.

Fotos: Alexandre Gabriel - fotógrafo