Bombeiros realizam videoconferência sobre combate e prevenção em incêndios florestais

Corpo de Bombeiros Minas Gerais

O 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7°BBM),e 4º Comando Operacional de Bombeiros (4°COB) promoveu na tarde da última quinta-feira (20) uma discussão sobre o Decreto Estadual 47.919/20 que regulamenta a utilização do fogo para combate e prevenção de incêndios florestais nas unidades de conservação do Estado de Minas Gerais.

A apresentação foi conduzida pelo Capitão Davi Lucas Soares, piloto da 3ª Companhia Especial de Operações Aéreas - CEOA, possuidor de diversos cursos nacionais e internacionais em Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.

O evento remoto contou com a participação de representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Brasileiro Meio Ambiente (IBAMA), Polícia Civil, Defesa Civil, Prefeitura Municipal de Montes Claros e Brigadistas Florestais, além de contar com a participação de Bombeiros Militares de todo Estado de Minas Gerais.

O Capitão Davi Lucas falou sobre a importância de trabalhar na prevenção e estreitamento de laços com parceiros no combate a incêndios florestais. Ressaltou que a utilização do fogo para queima de vegetação é uma prática perene e o tema deve ser discutido incessantemente dentro da comunidade para impedir que incêndios catastróficos possam ocorrer.

Ele comentou ainda, sobre o Manejo Integrado do Fogo - MIF, uma prática que visa usar o fogo como forma de prevenir grandes incêndios, fazendo o uso racional e com estudos prévios. Essa iniciativa, faz parte de um ciclo de instruções que objetiva capacitar os militares do Corpo de Bombeiros, na gestão e prevenção a incêndios e os parceiros para a execução de trabalhos que envolve multiagências.