9º BBM treina cuidados com nitrato de amônia em ocorrências de incêndio

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) está sempre atento a todas as formas de capacitação, visando sempre evitar ou reduzir os impactos de acidentes como o ocorrido no início deste mês de agosto, quando o mundo acompanhou estarrecido a explosão ocorrida no Porto de Beirute, no Líbano, que vitimou centenas de pessoas e deixou mais de cinco mil feridas.

Ainda não se confirma, mas se suspeita que a causa da tragédia foi uma carga de aproximadamente 2.700 toneladas de Nitrato de Amônia (NH4NO3), armazenada em um navio. O Nitrato de Amônia é um composto utilizado na fabricação de diversos produtos, entre eles citamos os fertilizantes.

Com base nessas informações e buscando aprimorar seus conhecimentos técnicos, militares do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9ºBBM) participaram, na manhã do dia 26 de agosto de 2020, de uma palestra em uma empresa de fertilizantes na cidade de Varginha, no sul de Minas.

Os bombeiros receberam instruções e trocaram experiências no que se refere aos cuidados com o Nitrato de Amônia em ocorrências de incêndio. Além da palestra com exposição das informações técnicas, os militares realizaram uma visita pelos boxes de acondicionamento dos produtos, a fim de identificar os pontos de interesse para possível atuação em caso de incêndios.

As medidas de proteção frente a pandemia da Covid-19 foram observadas, e a instrução foi ministrada a um representante de cada pelotão da 1ª Cia/9º BBM, que replicarão as informações aos demais membros da companhia.