Bombeiros de Barbacena iniciam integração com o SAMU

Foi realizada na última quarta-feira (26), uma visita dos militares do Corpo de Bombeiros a central do SAMU em Barbacena, onde iniciou-se o alinhamento dos trabalhos que serão desencadeados a partir do dia 01 de Setembro de 2020.

A partir desta data, uma ambulância do Corpo de Bombeiros ficará na unidade do SAMU a disposição visando uma melhor integração entre as equipes, e as centrais de atendimento 192 e 193 estarão funcionando lado a lado, objetivando uma melhor solução para as ocorrências.

Para isto, foi firmado um convênio celebrado entre o 3° Comando Operacional de Bombeiros e o CISRU estabelecendo a data para que os serviços sejam realizados de forma conjunta.

A partir do início da gestão conjunta, a Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros será regulada pela equipe médica do SAMU, evitando a duplicidade de empenhos de equipes para a mesma ocorrência, melhorando a qualidade dos serviços.

AÇÕES CONJUNTAS

Todo empenho de serviço de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), será coordenado pelo Médico Regulador do SAMU que verificará, conforme o caso, qual o recurso mais adequado para ser enviado para determinado tipo de ocorrência, sejam as USA ( Unidade de Suporte Avançado), as USB (Unidade de Suporte Básico) ou a UR (Unidade de Resgate), totalizando quatro ambulâncias que estarão à disposição da comunidade.

Segundo o Capitão Ronaldo de Lima, Subcomandante da unidade dos Bombeiros em Barbacena ”as melhorias são várias, haverá por exemplo, a facilidade do intercâmbio, a agilidade da pronta resposta e a multiplicação dos conhecimentos entre os profissionais do SAMU e do Corpo de Bombeiros"

GRUPO GESTOR

Para disciplinar estas ações foi criado um Grupo Gestor, formado entre o 3 Oficiais da 2ª Cia Ind. e a Coordenação do CISRU, que coordenará as ações Integradas entre as duas equipes, dirimindo dúvidas e buscando as melhores soluções.