Bombeiros mobilizam municípios para prevenção aos incêndios Florestais

Bombeiros mobilizam municípios para prevenção aos incêndios Florestais A 5ª Companhia Independente BM, sediada no Município de Sete Lagoas, promoveu essa sexta feira (28), o 1º Webinário de Prevenção, Mitigação e Combate Inicial à Incêndios Florestais – 2020 para servidores dos 15 municípios pertencentes à área de atuação da unidade, contando com a participação, inclusive, de alguns secretários municipais de meio ambiente e coordenadores de municipais de proteção e defesa civil.

O treinamento era previsto para ocorrer presencialmente, mas ocorreu em ambiente virtual em decorrência da pandemia do COVID-19.

A iniciativa tem como objetivo principal garantir a segurança das pessoas e preservar o meio ambiente, como forma de oferecer melhor qualidade de vida aos cidadãos mineiros e, para isso foram traçados alguns objetivos acessórios dentre os quais, a diminuição de ocorrências de Incêndios Florestais, a preparação dos municípios pertencentes à área de atuação da 5ª Cia Ind. para as ações de prevenção, mitigação e combate inicial à incêndios florestais, a criação de um canal de comunicação entre o Corpo de Bombeiros e os profissionais e voluntários que atuam no combate à incêndios florestais nos municípios e a coleta de dados do período de estiagem de 2020 para melhorar o planejamento para o ano de 2021.

Dentre os assuntos ministrados pelos militares da 5ª Cia Ind, destacam-se: noções legislativas, teoria geral de incêndios florestais, fatores que influenciam no incêndio florestal, segurança nas operações, equipamentos de proteção individual, introdução ao SCO (Sistema de Comando em Operações), métodos de combate ao incêndio florestal.

A Sra. Poliana Valgas, Secretária de Meio Ambiente do município de Jequitibá, destacou a importância da organização dos municípios para o enfrentamento dos diversos tipos de desastres e o quanto essa capacitação oferecida pelo CBMMG, contribui para a preparação das prefeituras. Revelou também, que considera de extrema importância a integração entre as instituições públicas e que em momentos de crise, tem contado com o apoio e a coordenação do Corpo de Bombeiros.

O 2º Tenente Araújo, palestrante do treinamento, também ressaltou a importância da participação de entidades públicas, privadas, e da população como um todo na redução da incidência dos incêndios florestais. E para que isso aconteça é necessário promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino.

O objetivo da unidade é treinar também outras turmas, formadas por servidores/colaboradores de instituições públicas e privadas a fim de multiplicar o conhecimento e colocar em prática a colaboração de entidades públicas ou privadas e da sociedade em geral para adoção das medidas necessárias à redução dos riscos de desastres, conforme preconiza a Lei Nacional nº 12.608, de 10 de abril de 2012, que estabelece a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.