Governador preside solenidade de formatura de novos soldados bombeiros

Ao lado do comandante-geral, Coronel Ivan Gamaliel, o governador Alberto Pinto Coelho presidiu, na manhã desta quinta-feira (30), em Belo Horizonte, a solenidade de formatura de 586 novos soldados do Corpo de Bombeiros que irão reforçar o atendimento na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A cerimônia foi realizada no Chevrolet Hall, na região Centro-Sul da cidade mas ocorreu simultaneamente nas cidades de Montes Claros, Uberaba, Uberlândia, Governador Valadares, Varginha e Divinópolis, cidades-sedes de batalhões e que promoveram a formação de aproximadamente 440 soldados que irão atuar no interior. O ingresso dos militares, nas especialidades de Combatentes e Músicos, se deu por concurso público realizado no final do ano passado e ficou marcado por oferecer o maior número de vagas na história da corporação.

Em seu pronunciamento, o governador Alberto Pinto Coelho ressaltou a importância do aumento do efetivo e a satisfação de ser o paraninfo da maior turma da história do Corpo de Bombeiros. “Há 103 anos, formava-se em Belo Horizonte o primeiro grupamento de soldados do fogo de Minas Gerais. Hoje, são mais de seis mil bombeiros. Presença ativa em todas as regiões de Minas, o Corpo de Bombeiros Militar atendeu, apenas no ano passado, nada menos que 334 mil ocorrências, protegendo nossos entes queridos, nossos lares e nossos recursos naturais. Como governador, posso atestar o esforço permanente para oferecer as melhores condições de trabalho para cada um de vocês”, disse o governador.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ivan Gamaliel Pinto, destacou a importância do aumento no número de bombeiros para ampliar a atuação da corporação e citou como exemplo a maior eficiência no combate a incêndios florestais em períodos longos de estiagem como o enfrentado neste ano. “Esse efetivo que está sendo acrescido vai melhorar nosso combate nas atividades do Corpo de Bombeiros. No caso do combate a incêndios florestais estamos criando uma estrutura melhor, dando condições ao pessoal cada vez mais se qualificar e diminuirmos a incidência de focos de incêndio”, afirmou.

Emoção

Misto de emoção, orgulho e civismo, a solenidade foi marcada pela vibração dos novos Soldados e de familiares que lotaram as arquibancadas do local. A cerimônia teve início com a entrada dos formandos, seguida pela execução do Hino Nacional pela Banda de Música. Um dos momentos de maior emoção para os novos Soldados do Fogo foi a colocação das tarjetas e divisas que identificam os militares em sua nova situação funcional. A Canção do Bombeiro, cantada com bastante entusiasmo pelos formandos mostrou a todos os presentes, a missão para a qual foram preparados durante os oito meses de curso e o lema que prometem levar por toda a carreira: salvar vidas e bens.

O primeiro colocado na especialidade Soldado Combatente foi o Soldado Segunda Classe Daniel William Simião Bridi e na especialidade Músico o Soldado Segunda Classe Rafael Félix Nascimento que receberam premiações das mãos do governador e do comandante-geral pelo desempenho durante o curso de formação.

O ingresso dos novos militares promove um aumento de cerca de 17% no efetivo da corporação que passa a contar com 6,3 mil bombeiros. O Curso de Formação de Soldados tem duração de nove meses com treinamento especializado em atendimento pré-hospitalar (primeiros socorros), salvamentos em altura, aquático e terrestre, natação, e combate a incêndios, além de outras disciplinas. Em 2014, a corporação foi responsável pelo atendimento a mais de 334 mil ocorrências em todo o Estado.

Após treinamento de 9 meses, profissionais estão preparados para atender a população

Veja a galeria de fotos da formatura.

Fotos: Júlio Fotógrafo e Omar Freire/Imprensa MG