1ª Cia Ind de Poços de Caldas equipa unidade

Por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em 2019 foi executado o crédito de R$ 53.527,25, por decisão do Ministério Público do Trabalho (MPT). A receita viabilizou a aquisição de uma série de equipamentos operacionais e administrativos para a sede da unidade da Primeira Companhia de Poços de Caldas.

Foram adquiridos com o recurso, materiais para Combate a Incêndio, Salvamento em Altura, Salvamento Terrestre, Salvamento Veicular, e Equipamentos e insumos administrativos, sendo gastos com a parte operacional um total de 76% do recurso e 24% foram destinados a administração da unidade.

O recurso permitiu a compra de uma importante inovação tecnológica: 03 Máscaras para Equipamento de Proteção Respiratória (EPR), com comunicação via rádio, possibilitando ao militar se comunicar durante o combate a incêndio com sua guarnição através de um alto falante bidirecional na parte frontal da máscara, e também via rádio por PTT (Push To Talk) acoplado ao equipamento.

Outros equipamentos importantes adquiridos com o a verba do TAC foram uma Serra Sabre de 36 Volts para utilização em Salvamento Veicular, um Boroscópio para atividades de Salvamento Terrestre e materiais específicos para Salvamento em Altura.

No final de 2019, outro TAC do MPT revertido para a 1ª Cia Ind no valor de R$ 77.760,00, propiciou a aquisição de seis (06) unidades de EPRs completos da marca Drager, com cilindros de nove (9) litros, contendo backplate. O equipamento é composto por uma central eletrônica de processamento, o que possibilita ao militar saber o seu consumo de ar instantaneamente em tempo real (através do manômetro). De acordo com a atividade executa, mostra o tempo total que poderá permanecer respirando no aparelho até que seja soado o alarme de baixa pressão, conferindo maior segurança às operações. Ele possui ainda alarme de inércia do Bombeiro e botão de pânico, além de manômetro digital, que emite alarmes sonoro e visual (iluminação de LED), o qual em uma emergência, possibilita localizar o bombeiro durante o Incêndio.

Importante salientar que todas estas aquisições se deram através de intenso empenho voluntário do Tenente Cláudio de Souza da 1ª Cia Ind, que realizou todos os levantamentos de necessidades, buscas por melhores equipamentos e mediação das compras, e ainda foi o responsável por buscar o treinamento para a tropa sobre a operação estes novos equipamentos.