Bombeiros realizam capacitação de agentes da saúde e segurança pública

No início da semana passada, o Pelotão de Operações Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (PQBRN) realizou a Capacitação Técnica na cidade de Montes Claros.

As atividades foram aplicadas para 40 profissionais da área da saúde e segurança pública, dentre eles bombeiros militares, agentes de defesa civil subordinados a diversas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), policiais militares, militares do exército, emergencistas do SAMU e policiais civis, para a atuação na desinfecção de áreas de grande aglomeração de pessoas.

A capacitação ocorreu no ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, com exposições teóricas e aplicações práticas, durante os períodos da manhã e tarde. O treinamento permitiu aos alunos, obterem uma visão geral sobre os riscos de contaminação relacionados ao coronavírus, além de ressaltar a importância de procedimentos de desinfecção de áreas públicas para a prevenção de disseminação do vírus.

Os alunos também foram instruídos sobre as soluções recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para desinfecção de áreas de aglomeração de público, assim como sobre a forma de aplicação e os riscos existentes nestas soluções para o aplicador e para o público em geral, enfatizada a importância do equipamento de proteção individual (EPI) adequado para a ação de desinfecção, e a execução dos procedimentos de colocação e retirada do EPI de forma segura.

No período noturno foi realizada desinfecção da estação rodoviária de Montes Claros, para a atividade foram estabelecidas três equipes, dividas em: equipe de aplicação da solução de hipoclorito, equipe de limpeza com a aplicação de água e equipe de higienização com a aplicação de álcool 70% sobre superfícies sensíveis. Após a desinfecção da estação, os profissionais passaram pela tenda de descontaminação para a desinfecção do EPI.

Além do trabalho realizado em Montes Claros, os militares desembarcaram na cidade de Uberlândia para realizar o mesmo treinamento, alcançando ainda mais profissionais para evitar contaminação em locais que possam oferecer algum risco.