2ºCOB capacita profissionais da região para desinfeção de áreas de grande circulação de público

Nesta última segunda-feira (04), o Pelotão de Operações Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (PQBRN) e militares do 2º Comando Operacional de Bombeiros (2ºCOB), realizaram a atividade de Capacitação Técnica para Desinfecção de áreas públicas de grande circulação de pessoas na cidade de Uberlândia.

A atividade contou com 56 profissionais da área da saúde e segurança pública, dentre eles bombeiros militares, agentes de defesa civil, subordinados a diversas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec), militares do exército, profissionais do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) e funcionários das prefeituras. Ao todo, houve a participação de profissionais de 10 cidades da região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.

A capacitação ocorreu no ginásio do Uberlândia Tênis Clube, com exposições teóricas e aplicações práticas, durante os períodos da manhã e tarde. O treinamento permitiu aos participantes terem uma visão geral sobre os riscos de contaminação relacionados ao coronavírus, além de ressaltar a importância de procedimentos de desinfecção de áreas públicas para a prevenção de disseminação do vírus.

Os alunos também foram instruídos sobre as soluções recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para desinfecção de áreas de aglomeração de público, assim como sobre a forma de aplicação e os riscos existentes nessas soluções para o aplicador e para o público em geral. Foi enfatizada a importância do equipamento de proteção individual (EPI) adequado para a ação de desinfecção, e a execução dos procedimentos de colocação e retirada do EPI de forma segura.

No período noturno foi realizada a desinfecção do Terminal Rodoviário de Uberlândia. Para a atividade foram estabelecidos três grupos, divididos em: equipe de aplicação da solução de hipoclorito, equipe de limpeza com a aplicação de água e equipe de higienização com a aplicação de solução de peróxido de hidrogênio sobre superfícies sensíveis. Após a desinfecção do terminal, os profissionais passaram pela tenda de descontaminação para a desinfecção do EPI.