Militares de Poços de Caldas realizam atividade técnica de salvamento veicular

No último domingo, os bombeiros militares da sede da 1ª Companhia Independente de Poços de Caldas realizaram um treinamento de salvamento veicular, a fim de conhecerem novas técnicas e aprimorar o uso dos diversos equipamentos.

Durante uma ocorrência de acidente veicular, para que tudo ocorra da melhor maneira possível, todos os procedimentos passam por uma criteriosa avaliação por parte dos militares envolvidos, sendo observados alguns itens como a segurança de todos os pedestres e veículos que estão próximos ao local, o trânsito nas vias, o isolamento, além de outros.

A unidade conta com equipamentos de estabilização veicular que auxiliam na agilidade do atendimento prestado para a população. Além disso, os bombeiros militares contam com equipamentos elétricos e pneumáticos que possibilitam que a resolução das ocorrências seja feita de maneira mais técnica e segura, tanto para a vítima quanto para os militares.

A instrução enfatizou os casos de veículos tombados, sendo realizada a extricação (retirada) de uma vítima do interior de um veículo. Além disso, os militares realizaram um simulado de ocorrência de veículo em ribanceira. Nesses casos, o veículo fica instável, podendo descer a qualquer momento, agravando o acidente.

Como procedimento, os bombeiros realizam uma estabilização do veículo e utilizam técnicas de rapel para realizar a retirada das ferragens e o salvamento das vítimas. Segundo o Tenente Tárcio, responsável por conduzir a instrução, o intuito é dar suporte à tropa para um melhor desempenho das funções e também expor os militares a situações adversas, para que nas ocorrências diárias consigam atuar com equilíbrio emocional.

Ainda seguindo orientações do Tenente, em caso de urgência ou emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo número 193.