3º BBM reforça ações de prevenção aos incêndios florestais

Nesta segunda-feira (01), militares do 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (3º BBM) realizaram vistorias como medidas de prevenção ao período de estiagem no município de Caeté, juntamente com outros órgãos da cidade como a Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente, no intuito de promover a conscientização e instruir a população quanto à importância de não praticar queimadas.

As queimadas acarretam prejuízos enormes ao meio ambiente, causando danos à sociedade e em especial a saúde pública como um todo. As ações criminosas dos incendiários prejudicam não apenas a comunidade, mas também afetam a fauna, a flora, o solo, e destroem o habitat natural de várias espécies e podem provocar ainda erosão e deslizamentos em tempos de chuva.

Para dirimir as atuações criminosas e imprimir diversas ações de controle, os bombeiros militares percorreram principalmente o entorno das Unidades de Conservação, com vistas a um envolvimento voluntário das comunidades e empresas situadas próximas às essas áreas.

Além disso, o estreitamento de parcerias com as prefeituras, foi fundamental para garantir uma melhor estruturação do sistema de prevenção de incêndios . Ademais, foram realizadas campanhas educativas, especialmente junto às comunidades rurais, visando mudança de comportamento com relação ao uso do fogo em suas propriedades.

✅Provocar incêndio ambiental é crime!

✅Queimadas NÃO! QUEIME ESSA IDÉIA VOCÊ TAMBEM!