Corpo de Bombeiros realiza vistorias preventivas para emergências ambientais de incêndio em vegetação

Todos os anos, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atua no combate às chamas que atingem áreas de vegetação, como reservas ecológicas, parques, áreas preservadas, e terrenos desocupados com área verde.

Devido o período em que o clima permanece seco com a soma dos fortes ventos, o número de incêndios florestais aumenta em relação a outros períodos do ano.

Objetivando os melhores resultados durante a atuação, o CBMMG realiza treinamentos e instruções para seus militares, além de cursos de capacitação para combater as chamas que causam grandes danos a fauna, flora, e patrimônio.

Durante a última semana, o CBMMG iniciou a Operação Alerta Verde, que tem como objetivo a redução da quantidade de ocorrências de incêndios em vegetação, cujo período crítico se aproxima.

A primeira etapa priorizará os terrenos desocupados com área verde, e após a vistoria no local, os militares preenchem um documento relatando toda a situação que foi avaliada, que será enviado à prefeitura para que notifique os proprietários a fazer a manutenção do terreno, roçando áreas com grande volume de vegetação, e uma orientação como medida de segurança a construir aceiros e cercar o local.

O Corpo de Bombeiros ressalta a importância da conscientização de toda a população para que não jogue bitucas de cigarro ou outros produtos em locais que possam iniciar um incêndio.

E em casos de urgência ou emergência, acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo número 193.