Projeto social do 3ºBBM que capacita alunos para primeiros socorros arrecada duas toneladas de alimentos para o Leuceminas

Desde 2006, o 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM), sediado em Belo Horizonte, oferece à comunidade um curso de primeiros socorros que já formou quase 8 mil alunos e ajudou boa parte deles a ingressarem no mercado de trabalho. Cada nova turma que se forma sempre surpreende os idealizadores do curso, mas dessa vez a atitude dos alunos merece destaque especial, pois a generosidade e o espírito de amor ao próximo moveram o coração dos alunos por uma boa causa: ajudar a quem precisa em tempos de pandemia.

Alunos da turma 274, que se formaram na última sexta-feira (05), organizaram, juntamente com o instrutor do curso, Sgt Robson de Paula, uma doação que chegou a duas toneladas de alimentos não perecíveis. Os donativos foram repassados neste sábado (06), à Associação dos Leucêmicos de Minas Gerais (Leuceminas), associação sem fins lucrativos, que tem como missão prestar assistência aos portadores da doença leucemia, sendo a maioria crianças e adolescentes.

A atitude dos alunos mostra que a capacitação oferecida pelo Corpo de Bombeiros ultrapassa as fronteiras do aprendizado e estabelece vínculos com a comunidade que vão além de um projeto social, e que levam também uma mensagem de solidariedade a quem mais necessita. Em tempos de pandemia, as instituições sociais estão ainda mais carentes de ajuda, e ações como esta ajudam a melhorar a vida de muita gente.

O Sr. Antônio Firmino Matozinhos, diretor-presidente da Associação Leucemins, ficou bastante emocionado com a atitude dos alunos, coordenada pelos bombeiros e destacou: "Meu coração está arrebentando de alegria. Num momento em que as doações estão indo para tantos lugares e comunidades, já não tínhamos tanta esperança de receber ajuda. Quando soubemos que o Corpo de Bombeiros iria ajudar o Leceminas com essas cestas básicas eu fiquei muito feliz. Comecei a chorar vendo os carros descarregarem os alimentos que irão beneficiar 163 famílias.", disse o fundador da instituição que iniciou o projeto depois de ver a filha de 3 anos passar pela doença.

Sobre o Curso de Primeiros Socorros

O curso de Primeiros Socorros do Terceiro Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais é dinâmico e, por isso, ajuda a galgar novas vagas no mercado de trabalho. O instrutor e idealizador desse projeto é o Sargento Robson Tadeu de Paula, que iniciou a capacitação em 11 de setembro de 2006, e até agora já formou 7.765 alunos, sendo 128 na modalidade de Ensino à Distância (EAD).

Devido a pandemia, as aulas presencias foram suspensas e a modalidade EAD ganhou ainda mais adeptos. Agora, o projeto do Corpo de Bombeiros, incentivado pelo Comando do 3º BBM, está formando alunos de diversas instituições (Polícia Militar, Guarda Civil, Forças Armadas, Polícia Civil, entre outros. Pessoas de várias cidades de Minas, de outros estados e até da Inglaterra, estão aprendendo sobre primeiros socorros.

No intuito de continuar o aprendizado, a tecnologia surgiu como uma aliada dos estudantes que possibilita uma formação qualificada no curso de Primeiros Socorros, pelo sistema EAD. A maioria dos alunos, normalmente, já trabalha e atua no mercado, buscando uma especialização ou até uma promoção. O recurso auxilia nesta jornada, oferecendo conhecimento e, o mais importante, capacitando pessoas para agir de forma preventiva e assertiva diante de vítimas que se acidentam no dia a dia.