Bombeiros montam esquema para garantir segurança em manifestações populares deste domingo

O Corpo de Bombeiros, por meio do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM), desenvolveu neste domingo (7), um planejamento de atuação durante as manifestações políticas ocorridas no centro de Belo Horizonte. As ações visaram a prevenção contra acidentes, incêndio e pânico durante atos de manifestação popular que se estenderam durante a tarde de ontem.

A chamada para tropa aconteceu às 7h, no pátio interno do 1º BBM. O desenvolvimento das atividades se deu em três frentes de atuação, que foram divididas em ações preventivas de preparação, ações de resposta e ações de controle.

Com o apoio do Núcleo de Assistência Integral à Saúde (NAIS), no início da operação, foi ministrada instrução para a tropa empenhada sobre paramentação, desparamentação e orientações de prevenção para evitar o contágio pela Covid-19, antes do empenho dos recursos humanos nas bases de operações.

Tendo em vista as informações veiculadas em diversas mídias sociais e dadas as circunstâncias geográficas e temporais das manifestações programadas, foram estabelecidas cinco bases de operações Bombeiro Militar para atuação na região centro-sul da Capital.

O Sistema de Comando de Operações (SCO) foi instalado na Sede do Batalhão, sob a direção do Major Penido, que respondeu pelo comando da unidade. O efetivo do dia foi reforçado com 42 militares, que foram distribuídos nas áreas de atuação, conforme desdobramento do cenário e também de acordo com orientações do Plano De Ação.

Oito viaturas foram disponibilizadas para o atendimento da Operação além das viaturas do serviço ordinário. Elas foram empenhadas e acompanharam os deslocamentos dos manifestantes nos percursos. A operação ocorreu da forma prevista, sem a necessidade de empenho por parte dos bombeiros, mas demonstrando à população que a Corporação estava preparada para eventuais problemas que pudessem comprometer a integridade física de manifestantes, de bens ou patrimônios.