Ação conjunta vistoria hidrantes das edificações na área do 5ºCOB

Na última quarta-feira (3), visando garantir a segurança das edificações e assegurar o combate eficiente de incêndios em casos de acidentes, uma ação conjunta fez a verificação das áreas de risco, sob competência do 5º Comando Operacional de Bombeiros (5º COB).

Conforme previsto no Art. 4º, do Decreto 44.746 de 29/02/2008, é de competência do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por intermédio do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico, tanto realizar vistorias em edificações e áreas de risco, quanto planejar ações e operações na área da segurança contra incêndio e pânico, devendo para tanto, fiscalizar o cumprimento deste decreto.

Visando o fiel cumprimento do referido decreto, as frações e unidades do Corpo de Bombeiros na área do 5ºCOB, por intermédio das equipes Operacionais e o Grupamento de Prevenção e Vistoria, realizou na última quarta-feira, vistorias nas edificações que possuem sistema de hidrantes como medida de prevenção.

A vistoria abrange a verificação de todo o sistema, desde a vazão do hidrante, o estado de conservação dos materiais que compõem o sistema, como mangueiras, chaves para acionamento, o sistema de bombeamento de água.

A ação também visa ressaltar a importância dos responsáveis pela edificação de realizarem as manutenções preventivas do sistema, atentando para a validade das mangueiras. Além de outras orientações como não utilizar a água dos reservatórios para outros fins, manter a bomba de incêndio sempre funcionando com testes periódicos, dentre outros cuidados imprescindíveis para o bom funcionamento do sistema em casos de ocorrências de incêndio.