6º BBM capacita profissionais para atuar na desinfecção de ambientes públicos da região

Na última terça-feira (16), o 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (6ºBBM), com apoio da Superintendência  Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares, ampliou o treinamento de desinfecção de áreas de grande circulação e de instrução sobre paramentação e desparamentação com EPI para Covid-19. O treinamento visa a atuação junto aos órgãos municipais na desinfecção de áreas de grande circulação de pessoas nas respectivas cidades.

A capacitação técnica de desinfecção faz parte das medidas preventivas de controle à à pandemia da Covid-19, implementadas pelo Governo do Estado.

Os militares do 6ºBBM e do pelo Pelotão de Emergências Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (PQBRN) do Corpo de Bombeiros foram os responsáveis pela condução da parte teórica e prática do treinamento. O curso aconteceu simultaneamente nas cidades de Governador Valadares, São João Evangelista, Resplendor e Mantena.

A capacitação foi ministrada para servidores de  40 municípios que são: Peçanha, São Pedro do Suaçuí, São João Evangelista, Paulistas, Canta Galo, Santa Maria do Suaçuí, José Raydan, São Sebastião do Maranhão, Santa Rita do Itueta,  Pocrane, Alvarenga, Conselheiro Pena, Cuparaque, Itueta, Goiabeira, Aimorés, Resplendor, Tumiritinga, Sardoá, Coroaci, São Geraldo do Baixio, Engenheiro Caldas, Mathias Lobato, Capitão Andrade,  São Geraldo da Piedade, Tarumirim, Santa Efigênia de Minas, Gonzaga, Sobralia, Fernandes Tourinho, Divinolândia, Alpercata, Jampruca, Divino das Laranjeiras, Itabirinha, Central de Minas, Nova Belém, Mantena e Mendes Pimentel.

A instrução permitiu que os profissionais tenham uma visão geral sobre o risco de contaminação do coronavírus e a importância do procedimento de desinfecção das áreas públicas de grande circulação de pessoas, para impedir a disseminação do vírus. Eles também foram orientados quanto às soluções disponíveis para a sanitização, os riscos destes produtos, e a forma adequada de utilizá-los.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) também foram foco da capacitação, que mostrou a maneira correta de paramentação e desparamentação, bem como o descarte correto dos EPI’s e resíduos gerados na desinfecção.

Os profissionais aprenderam sobre os riscos gerados pelo coronavírus, suas formas de transmissão, e o tempo estimado de permanência nas diferentes superfícies. Com o treinamento, a expectativa é que repassem as orientações aos municípios de origem para que o esforço se multiplique em todo o estado.