Publicação do CBMMG recebe ISBN (registro utilizado pelo mercado editorial e livreiro em todo o mundo)

O Manual de Bombeiros Militar – Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) recebe ISBN (International Standard Book Number System / Número Padrão Internacional de Livro). Essa é a primeira publicação relativa à doutrina operacional que recebe a numeração.

Você sabe o que é o ISBN?

O ISBN - International Standard Book Number - é um padrão numérico criado com o objetivo de fornecer uma espécie de “RG” para publicações monográficas, como livros, artigos e apostilas. A difusão global do ISBN e a facilidade com que é lido por redes de varejo, bibliotecas e sistemas gerais de catalogação, tornou-o imprescindível para qualquer publicação.

A sequência é criada a partir de um sistema de registro utilizado pelo mercado editorial e livreiro em todo o mundo. Ela é composta de 13 números que indicam o título, o autor, o país, a editora e a edição de uma obra.

Qual é a agência responsável por fornecer o ISBN?

Atualmente, o ISBN é fornecido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Para conhecer mais, acesse: http://cbl.org.br/

Quais são os efeitos para o CBMMG?

Essa série numérica reconhecida em mais de 200 países permite o compartilhamento de metadados das obras em diferentes sistemas. Não é à toa que criação deste padrão representou um marco no mercado editorial, melhorando os processos de produção, distribuição, análise de vendas e armazenamento dos dados bibliográficos. Possibilitará maior difusão para as publicações do CBMMG.

Além disso, os militares envolvidos na elaboração, terão seus nomes nas bases de dados, o que se torna importante para militares que possuem atuação acadêmica.

A obtenção do ISBN também impões que as produções do CBMMG tenham um elevado padrão de qualidade, devendo seguir as metodologias acadêmicas de produção, além de legislação específica sobre direitos autorais.

Após esforço conjunto do Comando da Corporação, metodologias de produção da BM/3 e ABM, os padrões de artes gráficas da BM/5 e a elaboração de um produto de qualidade por parte dos autores e todos os colaboradores, o MABOM-APH obteve o primeiro registro de ISBN. Ele se torna um divisor de águas na padronização e qualidade de publicações do CBMMG.

Como pesquisar o MABOM – APH no site da CBL?

Acesse o link:

No campo busca de publicações, selecione a pesquisa por ISBN. Em seguida, digite no campo pesquisar o nº 978-65-87774-00-8.

Fonte das Informações:

Manual do Usuário do ISBN da Câmara Brasileira do Livro e Site da Câmara Brasileira do Livro (http://cbl.org.br/).