3º BBM prossegue firme no compromisso social durante pandemia

O 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM) prossegue engajado no compromisso social de contribuir com instituições carentes nesse período de pandemia, que vem causando desordem econômica e ampliando as desigualdades sociais mundo afora.

A iniciativa que começou com alunos do Curso de Primeiros Socorros do 3º BBM, dessa vez, entregou cerca de 2.400 litros de leite ao Leuceminas, no último sábado (4). Reformulado para o sistema de Ensino à Distância (EAD) − como medida de prevenção à Covid-19 − o Curso de Primeiros Socorros-Resgate Básico do 3º BBM, por meio dos alunos da turma 276, juntamente com o Instrutor Sargento Robson Tadeu de Paula; fizeram a doação de cerca de dois mil e quatrocentos litros de leite integral para o Leuceminas (Associação dos Leucêmicos de Minas Gerais, neste fim de semana.

Os responsáveis pela Associação, que é sem fins lucrativos e tem como missão prestar assistência aos portadores da doença leucemia, relataram passar por uma das piores crises financeiras, pois boa parte do sustento do Leuceminas vem de doações, que estão cada vez mais escassas durante a pandemia. A ajuda chegou em boa hora para amenizar o sofrimento de pessoas que carecem de tratamento de saúde e precisam se deslocar para a capital mineira, mas não tem onde se abrigar.

“É imprescindível o ato de doar-se aos outros, temos que construir uma consciência de que a coletividade realmente importa” pontuou o Sgt De Paula, professor do curso de Primeiros Socorros-Resgate Básico do 3ºBBM.

Sobre o Curso de Primeiros Socorros

O curso de Primeiros Socorros do Terceiro Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais é dinâmico e, por isso, ajuda a galgar novas vagas no mercado de trabalho.

O instrutor e idealizador desse projeto é o Sargento Robson Tadeu de Paula, que iniciou a capacitação em 11 de setembro de 2006, e até agora já formou 7.855 alunos, sendo 128 na modalidade de Ensino à Distância (EAD). Devido a pandemia, as aulas presencias foram suspensas e a modalidade EAD ganhou ainda mais adeptos.

Agora, o projeto do Corpo de Bombeiros, incentivado pelo Comando do 3º BBM, está formando alunos de diversas instituições (Polícia Militar, Guarda Civil, Forças Armadas, Polícia Civil, entre outros. Pessoas de várias cidades de Minas, de outros estados e até da Inglaterra, estão aprendendo sobre primeiros socorros.

No intuito de continuar o aprendizado, a tecnologia surgiu como uma aliada dos estudantes que possibilita uma formação qualificada no curso de Primeiros Socorros, pelo sistema EAD.

A maioria dos alunos, normalmente, já trabalha e atua no mercado, buscando uma especialização ou até uma promoção. O recurso auxilia nesta jornada, oferecendo conhecimento e, o mais importante, capacitando pessoas para agir de forma preventiva e assertiva diante de vítimas que se acidentam no dia a dia.]