Bombeiros do 6°Pelotão amplia treinamento de desinfecção de ambientes e veículos de emergência

Nesta quinta-feira (9), o 6º Pelotão do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6ºBBM), com apoio da Secretaria de Saúde de Resplendor, ampliou o treinamento de desinfecção de áreas de grande circulação, instrução sobre paramentação e desparamentação com Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para Covid-19 e limpeza/descontaminação de veículos de emergências (ambulância).

A capacitação técnica de desinfecção faz parte das medidas preventivas de controle à pandemia da Covid-19, implementadas pelo Governo do Estado, juntamente com a prefeitura municipal. Militares do 6ºBBM/6ºPelotão Resplendor, treinados pelo Pelotão de Emergências Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (PQBRN) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), foram os responsáveis pela condução da parte teórica e prática.

O curso foi ministrado para servidores da saúde do município que atuam diretamente no combate à Covid-19.

Os EPI’s foram o foco principal da capacitação, na qual foi demonstrada a maneira correta de paramentação e desparamentação, bem como o descarte correto dos EPI’s e resíduos gerados na desinfecção.

A instrução permitirá que os profissionais tenham uma visão geral sobre o risco de contaminação do novo Coronavírus e a importância do procedimento de desinfecção das áreas públicas de grande circulação de pessoas, para impedir a disseminação do vírus.

Eles foram orientados quanto às soluções disponíveis para a sanitização de ambientes, os riscos dos produtos utilizados, a forma adequada de sanitização, bem como, a forma utilizada no CBMMG para limpeza e descontaminação de veículos de emergência.

Os profissionais aprenderam sobre o risco oferecido pelo novo Coronavírus, suas formas de transmissão e o tempo estimado de permanência nas diferentes superfícies.

Com o treinamento, a expectativa é que os participantes tenham conhecimento suficiente para trabalhar com segurança e também conseguir orientar os demais servidores que atuam no enfrentamento a essa grande pandemia que assola o nosso país.