CBMMG realiza patrulha de prevenção e combate a incêndios florestais em Valadares e região do 6°BBM

O 6°Batalhão de Bombeiros Militar (6°BBM), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) – Regional Rio Doce, realizaram, nos últimos dois meses, atividades conjuntas de vistorias e orientação nas propriedades existentes no Monumento Natural Estadual, no Pico da Ibituruna, para evitar queimadas.

A força-tarefa faz parte de uma série de ações para enfrentamento do período de estiagem, com vistas a orientar os moradores e visitantes sobre as medidas preventivas de combate aos incêndios florestais. Uma delas é a confecção de aceiros ao redor das propriedades rurais existentes na referida unidade de conservação.

2ª Companhia Independente – Teófilo Otoni

Visando a prevenção de incêndios florestais na Área de Proteção Ambiental (APA) no Alto do Mucuri, militares da 2ª Cia de Bombeiros, juntamente com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), realizaram a Patrulha de Prevenção, na qual foram repassads orientações sobre queimadas controladas, distribuição de panfletos sobre preservação do meio ambiente, orientação quanto à limpeza do terreno e construção de aceiros. A Patrulha foi realizada na zona rural do Município de Ladainha, situada na APA do Alto do Mucuri, onde no ano passado ocorreu diversos incêndios florestais.

6° PELOTÃO – Resplendor

O 6° Pelotão de Bombeiros Militar de Resplendor, realizou uma ação conjunta com o Instituto Estadual de Florestas (IEF). Várias localidades dentro do Parque Sete Salões e em sua zona de amortecimento foram visitadas, somando mais de 80 propriedades rurais orientadas. Na ocasião, foi reforçada a necessidade da prática de ações preventivas como construção de aceiros e outras modalidades.

7° PELOTÃO – São João Evangelista

Com vistas à conscientização da sociedade sobre as queimadas em vegetação durante o período de estiagem, o 7° Pelotão, situado em São João Evangelista, realizou a Patrulha de Prevenção no Parque Estadual Serra da Candonga, município de Guanhães. Nesta oportunidade, acompanhados pelo IEF, a fim de verificar as condições das medidas preventivas contra a ocorrência de incêndios florestais, o comandante da fração, Tenente Daniel, e o Sargento Rodrigo percorreram uma vasta extensão da unidade de conservação.

Além disso, os militares entraram em contato com as pessoas residentes dentro da área de preservação (fazendeiros, índios e pequenos agricultores) as quais foram orientadas quanto às condutas adequadas frente ao período de estiagem. A Patrulha de Prevenção, aconteceu entre os meses de junho e julho de 2020, nas unidades do 6° Batalhão de Bombeiros de Minas Gerais.