3ºBBM promove doação de sangue em temporada de estoques baixos

Em tempos de pandemia, encontrar doadores de sangue tem sido tarefa difícil para a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas). Apesar de toda a segurança ofertada pela Fundação aos doadores, o número de voluntários ainda é insuficiente. Por isso, os militares do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ºBBM) e a equipe do Hemominas tiveram a ideia de realizar um dia de coleta na unidade, nesta quarta-feira (19).

Congregando esforços entre segurança e saúde pública, os profissionais, que estão na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19, idealizaram a campanha de coleta externa de sangue, visando elevar os níveis do estoque no estado, que vem sofrendo uma redução neste período.

Ao todo, cerca de 50 doadores, entre militares e pessoas que aderiram à campanha após publicação nas redes sociais, e participaram da doação nesta quarta-feira (19), de 8h às 12 horas, no 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ºBBM). Todas as medidas de combate à pandemia da Covid-19 foram tomadas, além disso, o espaço foi previamente vistoriado pela Vigilância Sanitária.

O agendamento das doações permitiu a coleta de 12 voluntários por hora, evitando assim, a aglomeração dos doadores no local. O Hemominas enfatiza a importância da doação neste momento, uma vez que o volume de sangue para os diferentes tipos sanguíneos vem sofrendo reduções e tem caído a níveis de alerta. A Fundação, atualmente, vem atendendo apenas coletas agendadas, que podem ser feitas por meio do site da instituição.

E o CBMMG renova seu compromisso constante de responsabilidade social em tempos tão adversos. Um gesto que não custa muito, mas pode salvar a vida de muitas pessoas.