Tecnologia é aliada em treinamento de bombeiros em desastres

Na última semana, nos dias 19 e 20, a Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF foi palco de estudos relacionados aos riscos associados aos desastres geológicos, hidrológicos e tecnológicos. O evento faz parte do Curso de Mapeamento de Áreas de Risco com o Aplicativo “Álea”, promovido pela Instituição de Ensino e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por seu 3º Comando Operacional de Bombeiros (3º COB), sediado na cidade de Juiz de Fora.

O curso foi organizado em dois dias, com atividades teóricas e práticas, e visou também discutir a utilidade do aplicativo denominado “Álea”, desenvolvido por projeto de extensão da UFJF, e que tem por finalidade auxiliar no mapeamento dos riscos geológicos e hidrológicos, nesta fase inicial, dos 144 municípios da área de abrangência do 3º Comando Operacional de Bombeiros.

A primeira edição do curso ocorreu na modalidade à distância. Neste ano, foi realizada na modalidade presencial, onde foram relembrados conteúdos que se encontram disponíveis no Livro “Mapeamento de áreas de risco com o aplicativo ÁLEA”, com acesso pelo site www.ujfj.br/sistemaalea.

Participaram do curso 55 pessoas, sendo 30 bombeiros militares do 3º COB, 10 agentes de Proteção e Defesa Civil (PDC) da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Juiz de Fora, e 15 discentes e docentes da UFJF.

De acordo com o Coronel Sérgio Ferreira, Comandante do 3º COB, “nosso objetivo é ampliar a capacitação e promover treinamentos e cursos aos agentes de PDC nesta temática, complementando os treinamentos já ministrados na área de prevenção e combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar às comunidades da região, bem como apoiar os municípios e suas COMPDEC’s no mapeamento das áreas de risco.”

Toda a programação e material do curso presencial está disponível no site www.ufjf.br/sistemaalea.

alt