Minas online

 

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Emergência ligue: 193

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Pagina inicial

Militares do Corpo de Bombeiros realizam ajuda humanitária em Moçambique

Corpo de Bombeiros Minas Gerais

Após acionamento do Governo Federal, com interlocução da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) enviou, na última sexta-feira (29/03), 20 militares especialistas em operações de busca, salvamento e gestão do desastre em Moçambique, na África. O país foi devastado pelo ciclone Idai, que atingiu o sudeste do continente, e já provocou mais de 750 mortes em Moçambique, Zimbabué e Malawi. Mais de 2,5 milhões de pessoas foram diretamente afetadas e as inundações decorrentes do fenômeno atingiram também Madagascar e África do Sul.

Antes da partida, houve um momento solene com a presença do Chefe do Estado-Maior, Coronel Erlon Dias Botelho do Nascimento, do Comandante da Academia de Bombeiros Militar (ABM), Coronel Willian da Silva Rosa, do Subcomandante da ABM, Tenente-Coronel Peron Batista da Silva Laigner, da Embaixadora do Ministério das Relações Exteriores, Maria Aparecida Figueiredo e representantes da Força Nacional (FN).

Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), de modelo C-130 Hércules, saíram do Aeroporto da Pampulha no final da noite, com militares do CBMMG e da Força Nacional. Após fazerem escalas em Recife, Abidjan, na Costa do Marfim, Luanda, em Angola, os militares pousaram no Aeroporto Internacional de Beira, Província de Sofala/Moçambique, na segunda-feira (01/04), às 12h48 do horário local, 7h48 do horário de Brasília.

Os bombeiros embarcados são especialistas em doutrinas de Salvamento em Soterramentos, Enchentes e Inundações (SSEI), Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), Operações Aéreas (OA), entre outras especialidades. Junto a eles, foram transportadas 2 picapes, 2 botes, 3 drones com imageadores térmicos e ferramental específico da atividade, como desencarceradores e expansores hidráulicos. Os bombeiros levaram consigo todo o material para conseguirem desempenhar suas atividades de maneira autônoma, inclusive no que tange à alimentação e hidratação.

A previsão da participação do CBMMG na Operação África é de 15 dias. Os militares prestarão ajuda humanitária, promovendo diversas ações de suporte às vítimas do desastre. Além disso, poderão contribuir nas atividades de planejamento e logística.


Veja mais fotos da Operação Moçambique!

 

 

 
Comando-Geral: Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - 5º andar - Prédio Minas, Bairro: Serra Verde - Belo Horizonte- MG - CEP: 31630-900
Alerta